Home > Campanhas > Biossegurança para Estética

Biossegurança para Estética

Biossegurança para Estética

A biossegurança é importante em qualquer setor de saúde e a estética não está excluída, mas o que é biossegurança? São normas para atingir uma condição de segurança do seu estabelecimento ou sua atividade profissional. Dessa forma você previne, controla, reduz ou até mesmo elimina possibilidade de danos à saúde humana, animal ou meio ambiente. Para isso foi criado uma série de processos regulamentados pela ANVISA. Segundo Pedro Teixeira e Silvio Valle, a definição de biossegurança é “o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando à saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados”. E nós vamos te explicar esses procedimento e apresentar os equipamentos e acessórios necessários para a biossegurança na estética. Cada etapa tem um processo necessário e depende de equipamentos específicos e acessórios descartáveis.

Autoclaves Cristófoli

Autoclaves Cristófoli

As autoclaves são equipamentos utilizados para esterilização dos equipamentos que o profissional utiliza nos procedimentos como: alicate para unha, espátula para cutícula, desencravador de unhas etc, sendo todos de metal. No interior das autoclaves é necessário colocar os equipamentos dentro de embalagens específicas para fim de esterilização. Um suporte de embalagens também é necessário para esta etapa ser concluída com sucesso. Para verificar se a esterilização foi bem sucedida são utilizados indicadores químicos e biológicos. Vale lembrar que é obrigatório todo salão de beleza dispor de uma autoclave que suporte a necessidade do estabelecimento.

Equipamentos para Biossegurança

Equipamentos para Biossegurança

Outros equipamentos são necessários para processos de biossegurança. Um deles é o destilador de água, que tem como objetivo destilar a água para alimentar as autoclaves, pois as mesmas utilizam o processo de esterilização à vapor, contudo o vapor tem que ser proveniente de água destilada. Um equipamento muito importante é o selador de embalagens das ferramentas que serão esterilizadas.As cubas de ultrassom são essenciais para limpeza de instrumentos de metais utilizados em processos de estética. Vale ressaltar que a cuba apenas limpa, não realizando a esterilização, ou seja, você precisa cumprir as duas etapas, primeiro a limpeza depois a esterilização.

Acessórios e Descartáveis

Alguns acessórios e descartáveis são essenciais para os processos de biossegurança estética. Primeiro as embalagens, nas embalagens você irá colocar as ferramentas que serão esterilizadas. Também os indicadores químicos e biológicos, no caso deve-se utilizar indicadores químicos todos os dias e os indicadores biológicos pelo menos umas vez na semana. Os suportes são utilizados para posicionar as ferramentas devidamente embaladas dentro da autoclave, separando-os com espaçamento correto, proporcionando a esterilização completa dos instrumentos. E por último a mini-incubadora, que tem como objetivo incubar os testes biológicos para fazer a leitura corretamente e assim saber se o processo de esterilização da autoclave está correto.

Siga a Audrey

Receba dicas, novidades e promoções exclusivas